Consumo Consciente

Consumo Consciente

Consumo Consciente
Por que isso nos diz respeito?

1a edição
Ano: 2017
Administração Verde

Pedidos pelo e-mail ricardo@administracaoverde.com.br

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

PARTE 1: DO CONSUMISMO AO CONSUMO CONSCIENTE

CAPÍTULO 1 – CONSUMO E CONSUMISMO
1.1. Introdução
1.2. Histórico da utilização dos recursos naturais pela humanidade
1.3. Origem do consumo: atendimento às necessidades e desejos do ser humano
1.4. Origem do consumismo: fatores comportamentais e mercadológicos
1.5. O consumismo e a obsolescência programada
1.6. Os problemas ambientais gerados pelo consumismo
MINICASE: As novas gerações e a atratividade por produtos mais modernos
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 2 – MARKETING E CONSUMISMO
2.1. Introdução
2.2. O papel do marketing no surgimento do consumismo
2.3. O “produto” e o consumismo
2.4. O “preço” e o consumismo
2.5. A “promoção” e o consumismo
2.6. A “distribuição” e o consumismo
2.7. Consumismo e compras impulsivas
2.8. Consumismo e compras compulsivas
2.9. Relação do marketing digital com o consumismo
MINICASE: As duas faces do consumo na era digital
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 3 – CONSUMO CONSCIENTE
3.1. Introdução
3.2. O outro lado da moeda: o consumo consciente
3.3. Porque o consumo consciente nos diz respeito?
3.4. A “luta ingrata” do consumo consciente
3.5. Modelo para entendimento do consumo consciente: aspectos abstratos e concretos
MINICASE: A segunda chance que pode trazer bons negócios
Exercícios de Fixação

PARTE 2: ASPECTOS ABSTRATOS RELACIONADOS AO CONSUMO CONSCIENTE

CAPÍTULO 4 – CULTURA COMO BASE PARA O CONSUMO CONSCIENTE
4.1. Introdução
4.2. Cultura: “a parte submersa do iceberg”
4.3. Cultura e seu papel no consumo consciente
4.4. Subcultura, fatores demográficos, status social e seu papel no consumo consciente
4.5. Grupos de referência e família e seu papel no consumo consciente
4.6. Ajuste do “mindset” de pessoas, empresas e governos voltado para o consumo consciente
MINICASE: A influência do líder de opinião e a cultura em dois locais distintos
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 5 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE
5.1. Introdução
5.2. Educação ambiental e seu papel no consumo consciente
5.3. A educação ambiental como ferramenta transformadora da cultura no longo prazo
5.4. A importância das boas práticas ambientais trazidas por empresas multinacionais
5.5. Gestão de pessoas comprometidas com as questões ambientais na empresa
5.6. Empregados engajados em sustentabilidade como multiplicadores de boas práticas ambientais na sociedade
5.7. Ações positivas dos governos em relação ao consumo consciente
5.8. Importância das novas tecnologias, da internet e das mídias sociais no processo de educação ambiental
MINICASE: A educação ambiental e o uso de aplicativos para celulares
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 6 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR RESPONSÁVEL
6.1. Introdução
6.2. Geração de valor sustentável nas organizações
6.3. Consumo consciente e fatores de influência interna e externa
6.4. Autoimagem e estilo de vida no consumo consciente
6.5. Necessidades e desejos no consumo consciente
6.6. Processo de decisão de compra no consumo consciente
6.7. Importância das organizações que atuam no consumo consciente
6.8. A nova onda do desapego: o consumo colaborativo
MINICASE: Adotando os princípios do consumo colaborativo
Exercícios de Fixação

PARTE 3 : ASPECTOS CONCRETOS RELACIONADOS AO CONSUMO CONSCIENTE

CAPÍTULO 7 – RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DAS ORGANIZAÇÕES
7.1. Introdução
7.2. Ações humanas: “a parte visível do iceberg”
7.3. Organizações públicas e o consumo consciente: “o exemplo que deve vir do poder público”
7.4. Responsabilidade social e ambiental das empresas
7.5. Governança corporativa e consumo consciente
7.6. A forte relação entre compliance e sustentabilidade
7.7. Planejamento visando a geração de valor sustentável nas empresas
7.8. Um novo tipo de empresa é possível: Empresas “B” e Benefit Corporations
MINICASE: O poder público e seu papel na sustentabilidade ambiental
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 8 – USO INTELIGENTE DOS RECURSOS NATURAIS
8.1. Introdução
8.2. Impactos ambientais positivos e negativos no desenvolvimento de
produtos e serviços
8.3. Identificação de matéria-prima de origem responsável: o papel da rastreabilidade
8.4. Planejamento ambiental no INÍCIO da cadeia produtiva: Repensar o projeto dos produtos
8.5. Planejamento ambiental no FINAL da cadeia produtiva: Desenvolvimento da logística reversa
8.6. Matriz dos R’s
MINICASE: Sustentabilidade ambiental do início ao fim da cadeia de produção
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 9 – UTILIZAÇÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
9.1. Introdução
9.2. O mundo do passado: a energia advinda de combustíveis fósseis e combustíveis nucleares
9.3. O mundo do presente: por que a humanidade caminha para a busca por energias renováveis?
9.4. O mundo do futuro: a energia advinda de fontes renováveis
9.5. Energiewende: a virada energética alemã
9.6. Um exemplo de transformação: o uso das energias renováveis na construção civil
9.7. O que muda no consumo consciente com as energias renováveis?
MINICASE: A energia e a economia que vem do sol
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 10 – DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VERDES
10.1. Introdução
10.2. Conhecimento, criatividade e inovação no desenvolvimento de produtos verdes
10.3. Cocriação: aproximando (e interagindo) clientes e empresas
10.4. Design Thinking e consumo consciente
10.5. União dos aspectos ecológicos e econômicos na fabricação de um produto verde
10.6. Sinalizando os atributos ambientais dos produtos: o papel dos selos de eficiência energética
10.7. Produtos certificados e sua importância no consumo consciente
MINICASE: O produto verde que agrega valor para o cliente
Exercícios de Fixação

CAPÍTULO 11 – MOBILIDADE URBANA
11.1. Introdução
11.2. Impactos ambientais e mobilidade urbana ao longo da história
11.3. Deslocamentos de média e longa distância: cultura e o uso de transportes coletivos e individuais
11.4. Deslocamentos de curta distância: mobilidade urbana e democratização em seu acesso
11.5. Exemplos práticos de mobilidade urbana e consumo consciente
MINICASE: Um modelo de cidade sustentável
Exercícios de Fixação

PARTE 4 : CONSUMO CONSCIENTE E SOCIEDADE

CAPÍTULO 12 – UM POUCO MAIS SOBRE CONSUMO CONSCIENTE
12.1. Introdução
12.2. Algo precisa ficar claro: meio ambiente não é “moda”!
12.3. Uma realidade que muitos não querem enxergar: sustentabilidade ambiental e negócios “caminham lado a lado”
12.4. Premissa fundamental do consumo consciente: os consumidores não querem um produto que seja somente “verde”
12.5. O “melhor dos mundos”: empresas e governos criando valor sustentável na sociedade e pessoas adotando a prática do consumo consciente
12.6. Mãos à obra: há muito o que se fazer!
MINICASE: O consumo consciente veio para ficar
Exercícios de Fixação

RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

REFERÊNCIAS