CONSUMO CONSCIENTE EM TEMPOS DE BLACK FRIDAY
Quem em sã consciência resiste a uma promoção? Passar na frente de uma vitrine e ver uma roupa elegante ou abrir uma página na internet e se deparar com preços mais baratos certamente seduz a maioria de nós. E isso não ocasiona (a princípio) mal algum!
Pensando em aquecer a economia os Estados Unidos criaram a Black Friday, um dia inteiro de promoções (será?) nunca vistas durante o ano!! O Black Friday é uma data esperada por muitos consumidores que reservam parte do dinheiro para as novas aquisições.
No entanto, uma pergunta sempre deve ser feita: Eu realmente preciso disso? Este produto irá me atender ou será apenas fruto de meu capricho consumista, isto é, de alguém que não pode ver uma promoção que vai correndo comprar o produto?
Ou seria a velha ideia do “levar vantagem em tudo”, terrível mania de muitos de nós. Ou então do “preciso comprar logo para que outra pessoa não compre em meu lugar”. Certamente algumas situações destas ocorrem nas compras.
A data em si não é problema (emerge meu lado de Administrador rsrsrs), mas o problema é o consumo desnecessário e, muitas vezes, irresponsável (agora emerge meu lado “ambientalista” rs). Irresponsável? Sim, quantas pessoas não ficam endividadas após a aquisição de bens além do que permite a sua condição financeira? Dinheiro que poderia ser utilizado para outros fins e que acaba sendo destinado a produtos que podem ficar de enfeite ou encostados em algum canto da casa.
A educação financeira deve caminhar lado a lado com o consumo consciente e nos ajudar a compreender se realmente precisamos daquele produto ou serviço. Seja em tempos de Black Friday ou no decorrer do ano.
Até a próxima!
Ricardo Ribeiro Alves
- www.administracaoverde.com.br
- Conheça o livro “Consumo Consciente: Por que isso nos diz respeito?” https://administracaoverde.com.br/livros/consumo-consciente/