ADMINISTRAÇÃO (TEORIA) X ADMINISTRAÇÃO (PRÁTICA)
Já comentamos aqui no blog sobre a teoria e prática na Administração e que elas não se contradizem. Mais do que isso: podemos dizer que se reforçam mutuamente!
Certa vez recebi o parecer de um revisor a respeito de um artigo que havia submetido e que era referente ao estudo sobre o perfil de consumidores de uma região específica. Chamou a minha atenção as críticas do revisor alegando que o objetivo do estudo era “excessivamente gerencial”.
Fiquei pensando em como alguns profissionais buscam dissociar a Administração ensinada nas universidades (a teoria) da Administração realizada pelas empresas (a prática). Como se o fator “gerencial” não fosse um elemento tanto presente na vida das empresas, como nos estudos acadêmicos. Lembram do nível estratégico, tático e gerencial? Pois é, ele acontece tanto na teoria como na prática. Quer outro exemplo? Cultura e clima organizacional. Outro? Delegar tarefas!
Pode parecer “chover no molhado”, mas o fato é que não há uma Administração ensinada em universidade e uma Administração aplicada em empresas! É tudo a mesma coisa e nem poderia ser diferente. Não poder falar do “aspecto gerencial” nos estudos acadêmicos de Administração seria equivalente a dizer que se deve evitar falar de prótons, nêutrons e elétrons nos estudos acadêmicos de Química.
No nosso caso em particular, o artigo estava bem estruturado, com uma metodologia válida e aplicável e em nada se parecia com um relatório gerencial, por exemplo. O artigo tinha características de artigo científico!
No entanto quando o revisor comentou que “somente empresas e profissionais de mercado tem interesse no perfil do consumidor de determinado mercado” fiquei pensando nos inúmeros trabalhos de mestrado e doutorado em Administração (ou de outras áreas) que estudam um mercado específico e que precisam compreendê-lo profundamente para gerar uma pesquisa, um artigo científico etc. Não são igualmente pesquisas científicas acadêmicas? Não possuem método próprio de investigação e reconhecidamente são parte do estudo teórico da ciência da Administração?
Tenho reparado que alguns profissionais de Administração, muitos dos quais sem nunca ter pisado/trabalhado em uma empresa, insistem em criar uma barreira entre o “acadêmico” e o “empresarial”, entre a “teoria” e a “prática”. Mas, tal barreira não existe! Pena que alguns administradores ainda não “enxergaram” isso!
Até a próxima!
Ricardo Ribeiro Alves
- Curta no Facebook: digite @administracaoverde
- Conheça o livro “Administração Verde: O caminho sem volta da sustentabilidade ambiental nas organizações” (Editora Elsevier)
- Acesse: www.administracaoverde.com.br