EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE (Parte 1/5)
Dizem que se há algo que pode “mudar o mundo” é a educação. A educação é um poderoso instrumento que provoca mudanças substanciais nas pessoas, fazendo-as compreender melhor o mundo em que vivem. Logicamente que, quanto mais cedo ocorre o aprendizado por meio da educação, melhores serão os resultados.
Assim, por meio da educação, as pessoas compreendem os fenômenos físicos, químicos, biológicos, mas também os fenômenos sociais e ambientais. Com a educação, o ser humano passa não apenas a viver no planeta, mas passa a ser um agente de mudanças, que podem ser positivas ou negativas. A educação proporciona meios de o indivíduo compreender o mundo em que vive, proporciona o aprendizado da ciência em suas mais variadas áreas do conhecimento e potencializa o uso de sua inteligência.
Via de regra, quanto “mais estudada” é uma pessoa, maiores são as suas chances de melhor colocação profissional e empregabilidade. Isso ocorre porque o indivíduo com anos de estudos é, em teoria, capaz de compreender melhor as situações que o cercam e capaz de propor soluções para os diversos problemas que surgem. Assim acontece, por exemplo, no mundo empresarial. Profissionais com as mais variadas formações acadêmicas e especializações são contratados pelas organizações para, principalmente em tempos de crise, apresentarem soluções criativas e inovadoras, bem como alternativas viáveis para manter a posição competitiva das empresas. Em alguns casos, os profissionais mais renomados no mercado podem ser disputados a “peso de ouro” pelas empresas.
Idealmente, as pessoas deveriam se preparar desde cedo para alcançarem uma educação que lhes proporcionasse condições de manter sua empregabilidade. Para isso, o indivíduo deve ter uma boa base na educação fundamental e secundária, bem como escolher um curso de graduação que lhe forneça importantes habilidades para sua melhor inserção no mundo do trabalho. Eventualmente, sua formação acadêmica pode contemplar também cursos de pós-graduação, como especialização, mestrado (acadêmico ou profissional), doutorado ou pós-doutorado, demonstrando que há uma preocupação com a continuidade do aperfeiçoamento profissional.
(continua)
—
Trecho do livro “Consumo Consciente: Por que isso nos diz respeito?”
Sumário: https://administracaoverde.com.br/livros/consumo-consciente/
Onde comprar? https://www.editoraufv.com.br/produto/2103686/consumo-consciente
Acesse: www.administracaoverde.com.br