Educação Ambiental e Consumo Consciente (Parte 2/5)

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE (Parte 2/5)

(continuação)

Para Sachs (2004), a educação é essencial para o desenvolvimento, pois contribui para o despertar cultural, a conscientização, a compreensão dos direitos humanos, aumentando a adaptabilidade e o sentido de autonomia, bem como a autoconfiança e a autoestima.

Se a educação é um elemento importante para a colocação profissional do indivíduo nas empresas e governos e, em uma amplitude maior, um elemento vital para a compreensão de mundo pelo ser humano, a educação ambiental é uma vertente que lhe proporciona o entendimento da variável “meio ambiente”, bem como da problemática e oportunidades inerentes a ela.

A educação ambiental tem, portanto, um papel crucial na prática do consumo consciente pelas pessoas.

A educação é um elemento importante no desenvolvimento humano, ao passo que a educação ambiental promove a conscientização das pessoas em relação à utilização do meio ambiente, convidando-as a estabelecer ações e atividades que minimizem os impactos ambientais negativos.

No entanto, desde a década de 1960 quando as discussões sobre a problemática ambiental surgiram, passando pelas décadas posteriores em que essas discussões se intensificaram, parece que esse debate nunca chegou às bases da sociedade como deveria chegar. Isso significa que boa parte da população da Terra provavelmente passe alheia aos diversos problemas ambientais, embora contribua para eles, seja por meio de atividades potencialmente poluidoras, consumo irresponsável ou mesmo descarte de resíduos sólidos.

(continua)

Trecho do livro “Consumo Consciente: Por que isso nos diz respeito?”

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