Importância da certificação e dos selos ambientais

Importância da certificação e dos selos ambientais

De modo geral, pode-se definir certificação como um mecanismo pelo qual são garantidas ou atestadas determinadas características de um produto e, ou, um processo produtivo. Os consumidores podem dar preferência a empresas que possuem certificações e selos ambientais que lhes garantam, por meio de auditorias independentes, que os produtos ou processos cumpriram determinados requisitos sociais e ambientais.
No caso de certificações ambientais e seus respectivos selos, um dos objetivos principais é dispor de uma ferramenta de mercado para a promoção e comercialização de produtos verdes ou ambientalmente adequados. O consumidor (o cliente, que adquire o produto para seu consumo, ou um consumidor organizacional) pode requerer uma garantia de que os produtos que estão sendo fornecidos realmente estão em conformidade com determinados padrões ou práticas ambientais. Por exemplo, uma cadeia de supermercados pode exigir que os frigoríficos garantam que a carne fornecida não tenha origem em áreas de desmatamento; uma indústria alimentícia pode solicitar aos seus fornecedores de açúcar que comprovem atendimento a padrões elaborados por iniciativas internacionais do setor; um importador europeu que adquire etanol brasileiro pode estabelecer critérios ambientais e sociais aos seus fornecedores como condicionante para a manutenção de contratos etc.
Assim, a associação da marca de uma empresa com a marca de uma certificação ou selo ambiental pode trazer vários benefícios. Entretanto, nem sempre a informação presente em uma certificação atinge o consumidor de maneira satisfatória. Muitos selos são desconhecidos ou têm escopos mal interpretados pelos consumidores. Para que a mensagem ambiental transferida ao produto possa atingir o consumidor é fundamental que ele reconheça a certificação e, ou, o selo ambiental ostentado no produto e, assim, faça sua opção.
 (Trecho retirado do nosso livro “Empresas Verdes: Estratégia e Vantagem Competitiva”, publicado pela Editora UFV, da Universidade Federal de Viçosa). Saiba mais deste e de outros livros acessando nosso website www.administracaoverde.com.br)

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