A estratégia das marcas verdes

A estratégia das marcas verdes

As marcas são importantes para as empresas porque, em muitos casos, o consumidor não compra o produto, mas sim a marca, porque ele toma consciência da sua força como sinal de qualidade, atendimento às suas expectativas e oferecimento de maior valor.

Produtos e serviços que ostentem uma marca trazem benefícios não somente para a empresa, mas também para os revendedores e consumidores. Marcas que são bem conhecidas e posicionadas junto aos consumidores são mais fáceis de serem vendidas, porque a carga de publicidade associada à imagem positiva faz com que as marcas “vendam por si próprias”, facilitando o trabalho do revendedor. Ademais, marcas conceituadas e que carregam uma percepção maior de valor junto aos consumidores, podem contribuir para que o revendedor coloque em prática preços mais altos, elevando sua margem de lucros.

Para o consumidor, a marca serve para distinguir uma empresa da outra, ou um produto que tenha uma percepção maior de valor em relação a outro, facilitando sua tomada de decisão no momento da compra. Além dos atributos físicos do produto como funcionalidade, desempenho, design e economia, o consumidor também busca os atributos intangíveis do produto e que são sinalizados pela marca, como status, confiança e segurança.

Para as marcas verdes, é possível desenvolver dois tipos de estratégia de posicionamento, conforme apresentado por Dias (2007):

  1. o posicionamento ecológico com reflexos racionais: deve-se influenciar a percepção da marca levando informações técnicas ao consumidor, bem como o menor impacto negativo ao meio ambiente do produto verde durante todo o seu ciclo de vida.
  2. o posicionamento ecológico com reflexos emocionais: deve-se transformar a marca em um meio de associar a experiência sensorial de contato com o meio ambiente.

No apelo emocional, a ideia é juntar, em uma marca, os apelos ambientais, como sensações agradáveis, belas paisagens e clima ameno, afinidades emocionais de muitas parcelas da população em relação ao meio ambiente. A comunicação eficaz deve refletir a sensibilização ecológica e associar a marca a imagens e cenários que vão ao encontro das expectativas emocionais dos consumidores e, ao mesmo tempo, fornecer informações sobre os atributos ambientais do produto e do processo produtivo. É comum encontrar em produtos imagens com paisagens de florestas, animais, árvores, flores etc., e que atraem as pessoas ao proporcionarem sensação de bem-estar. Um exemplo disso foi verificado em uma caixa de sabão em pó exposta em um supermercado, em cuja embalagem aparecia uma paisagem de uma floresta muito exuberante, parecida com a Amazônia, e que apresentava mensagens com diferenças ambientais em seu processo produtivo.

Algumas marcas procuram se associar à questão verde como a do sabão em pó Ypê. A marca Ypê lembra a árvore Ipê, que tem flores muito bonitas. Além disso, a empresa tem uma parceria com uma ONG que faz recuperação de áreas de mata atlântica e utiliza o slogan “Ypê planta árvores para você”. Nesta estratégia de associação da marca a questões ambientais, a empresa está usando embalagens de papel com a certificação florestal FSC.

 (Trecho retirado do nosso livro “Empresas Verdes: Estratégia e Vantagem Competitiva” publicado pela Editora UFV).  Saiba mais deste e de outros livros acessando nosso website www.administracaoverde.com.br)

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