O MARKETING QUE NÃO É ENSINADO NA ADMINISTRAÇÃO
Era início dos anos 2000 e lá estava eu cursando Administração em uma grande universidade federal brasileira. Não tinha muita noção do que me esperava com aquele curso, apenas sabia que me daria conhecimentos que vinham ao encontro do que eu estava aprendendo nas empresas que trabalhava.
Dentre as várias disciplinas do curso, evidentemente, uma das que mais chama a atenção é o Marketing. Nesta disciplina a gente aprende a fazer pesquisa de mercado, segmentá-lo e definir o público-alvo que será o foco de nossas vendas. Por fim, ainda criamos as condições para diferenciar os nossos produtos e posicioná-los na mente dos consumidores, tudo isso além do desenvolvimento do chamado “composto de marketing” ou 4 P’s (produto, preço, promoção e praça).
Aprendemos que vender mercadorias e ganhar dinheiro (lucros!!) é remunerar a empresa de todos os esforços que ela tem para beneficiar a sociedade com seus inúmeros produtos.
Mas será mesmo? E quando a extração da matéria-prima foi feita da forma mais impactante possível? E quando os produtos e embalagens depois são descartados pelos consumidores e irão gerar uma série de problemas para a sociedade? Qual a responsabilidade nossa, enquanto administradores, e das respectivas empresas?
Aprendemos a vender produtos ao estudar o Marketing, principalmente nos livros de Philip Kotler, mas não aprendemos sobre a importância do marketing social (proposto pelo mesmo Kotler em livros a partir de 1970) e marketing ambiental, temas sempre presentes no dia a dia das empresas modernas.
Por que há um descompasso entre o que se aprende na universidade e o que se pratica atualmente nas empresas? Fica a reflexão.
Até a próxima!
Ricardo Ribeiro Alves
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