ENERGIEWENDE: A VIRADA ENERGÉTICA ALEMÃ (Parte 2/2)
(continuação)
Mas as ações não se restringem ao governo. Muitos fabricantes alemães de aparelhos domésticos têm trabalhado nos últimos tempos em inovações que repercutem em ganhos ambientais. Um exemplo, segundo Deutschland (2017), é a T 8881 S EcoComfort, que é uma secadora à energia solar e ligada ao sistema doméstico de calefação que, por sua vez, é conectado à instalação termossolar sobre o telhado. Essa secadora reduz os custos de energia em até 60 %, com relação a uma secadora com bomba de calor, que por si já é de grande eficiência energética. Outro exemplo de baixo consumo de energia é a lava-louça da série Pro Clean” da AEG. Um de seus diferenciais é a função “AutoOff” que faz com que dez minutos após terminada a lavação, haja o desligamento automático da lava-louça com a porta se abrindo e deixando escapar o vapor quente, poupando energia. Além disto, o aparelho gasta pouca água, haja vista que um sensor reconhece o grau de sujeira da louça, que é lavada com a quantidade mínima necessária de água.
A expansão da Energiewende para fora da Alemanha representa um importante passo para a melhoria da sustentabilidade ambiental no planeta, por algumas razões. A primeira delas é que o abastecimento energético não sustentável tem desvantagens consideráveis devido às toneladas de gases de efeito estufa provenientes da produção energética convencional, à base de combustíveis fósseis. Em segundo lugar a Energiewende auxilia no alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável que a comunidade internacional adotou no âmbito das Nações Unidas com a Agenda 2030. Por fim, a Energiewende melhora a competitividade de uma economia. Um exemplo é o vertiginoso progresso tecnológico que tornou as energias solar e eólica mais acessíveis. Além disso, a indústria pode poupar dinheiro com soluções de maior eficiência energética.
Assim, uma possível Energiewende global teria um forte impacto tanto na economia como no meio ambiente e é um exemplo a ser seguido.
—
Trecho do livro “Consumo Consciente: Por que isso nos diz respeito?”
Sumário: https://administracaoverde.com.br/livros/consumo-consciente/
Onde comprar? https://www.editoraufv.com.br/produto/2103686/consumo-consciente
Acesse: www.administracaoverde.com.br