EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSUMO CONSCIENTE (Parte 4/5)
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No entanto, mesmo com os problemas relacionados à educação, programas de distribuição de renda e de inclusão têm contribuído para que esta parcela da população também entre no mercado consumidor. Adicionalmente, alguns países têm realizado maiores investimentos em educação, principalmente em ensino técnico e ensino superior (que formam o profissional), o que certamente dará reflexos positivos em breve.
Nessa discussão, os cursos de graduação possuem papel fundamental na inserção das discussões relacionadas ao meio ambiente tanto nas grades curriculares como em seus projetos de pesquisa e extensão. Barth et al. (2007) enfatizaram que todos os graduados requerem habilidades em competência ética e sustentabilidade e a educação é um componente crucial no desenvolvimento das capacidades críticas em relação ao desenvolvimento sustentável.
Um dos cursos que mais se dedicará a isso será a Administração, face às novas exigências ambientais pelas quais passam o mundo empresarial e político. Sobre esse aspecto, Alves (2016), destacou que o papel do administrador em relação aos aspectos socioambientais deve estar centrado nas áreas funcionais da organização, tão bem estudadas por ele no curso de graduação e vivenciadas no dia a dia do trabalho. De acordo com o autor, é importante que haja a transversalidade da temática socioambiental nas áreas funcionais de uma organização e que isso faça parte não somente no dia a dia das empresas (como já tem ocorrido com frequência), mas que também seja abordado na grade dos cursos de graduação em Administração e Negócios.
Além dos fatores mencionados, um dos mais importantes, e que precisa ser levado em conta, é o maior acesso à informação, principalmente por meio da massificação da internet (notadamente o uso de redes sociais, como o Facebook, Twitter etc) e que também contribui para a educação ambiental das pessoas, facilitando a divulgação e o debate no tocante às questões ambientais, tanto em relação aos problemas ocasionados como em relação às oportunidades surgidas.
A cultura supre as pessoas com valores e elas raramente têm consciência da cultura que as envolve, pois se comportam, pensam e sentem de modo coerente aos outros membros da mesma cultura, porque parece “normal” e “natural” agir dessa maneira. A cultura influencia o comportamento de um indivíduo dentro da família, com os pares, os amigos e a comunidade.
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Trecho do livro “Consumo Consciente: Por que isso nos diz respeito?”
Sumário: https://administracaoverde.com.br/livros/consumo-consciente/
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