Administração Verde
O caminho sem volta da sustentabilidade ambiental nas organizações
1ª. edição
Ano: 2016
Editora Elsevier
Sustentabilidade ambiental e negócios aparentemente andam em lados opostos. Isso é o que pensam muitos empresários e empreendedores que argumentam que se há investimentos em aspectos ambientais, a empresa terá maiores gastos e, consequentemente, menores lucros. Mas, será que isso é verdade? Onde se insere a questão ambiental nas organizações? É possível fazer com que a sustentabilidade ambiental se transforme em importante aliado na estratégia das organizações? Embora responder a essas questões seja algo bem complexo, o propósito deste livro é justamente este: discorrer sobre sustentabilidade ambiental usando a “linguagem” do administrador, do empresário, do acionista e do empreendedor, sem cair nos argumentos radicais de quem é a favor do meio ambiente, nem no ceticismo daqueles que acreditam que sustentabilidade é apenas uma “moda”, uma forma de “lavagem verde” por parte das organizações. Nesse contexto, se a “sustentabilidade ambiental é um caminho sem volta nas organizações” é preciso saber como, de fato, inseri-la no cotidiano da empresa. A organização deve promover a geração de valor sustentável que seja reconhecido pelos seus clientes e demais stakeholders (partes interessadas) e que se insiram nas estratégias gerais dela. Apresentar essas respostas de forma didática, sem os extremismos listados anteriormente, realmente é um desafio. Ser ousado nessas respostas talvez tenha sido possível devido à formação profissional e acadêmica do autor: de um lado, formação em Administração e experiência profissional em empresas; e de outro lado, mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de meio ambiente. Adicionalmente, a experiência em docência nas áreas de Administração e Gestão Ambiental também foi fundamental, além de diversas publicações em revistas científicas e livros sobre sustentabilidade ambiental nas organizações.
SUMÁRIO
PARTE 1
O CAMINHO SEM VOLTA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
CAPÍTULO 1 – PRODUÇÃO DE BENS OU PROTEÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS?
1.1. Introdução
1.2. Histórico do uso dos recursos naturais pelo homem
1.3. Produção de bens ou proteção dos recursos naturais? Como superar esse aparente dilema?
1.4. Inovação e criatividade no desenvolvimento do mercado verde
Minicase: Descarte de aparelhos celulares e baterias
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 2 – SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS
2.1. Introdução
2.2. Sustentabilidade ambiental nas organizações públicas: o papel dos governos como agentes de transformação de uma sociedade consumista para uma sociedade sustentável
2.3. Sustentabilidade ambiental nas organizações privadas: como identificar as que estão engajadas com o meio ambiente daquelas que praticam a chamada “lavagem verde” (greenwashing)?
2.4. Motivação ambiental ou econômica? Por que existem organizações que realmente adotam a sustentabilidade ambiental como fator estratégico em seus negócios?
Minicase: Sinalização de aspectos ambientais aos consumidores
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 3 – O MEIO AMBIENTE NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
3.1. Introdução
3.2. Administrador ou Gestor Ambiental? Quais as diferenças entre os profissionais?
3.3. Por que a temática “meio ambiente” deve fazer parte da formação profissional do Administrador?
3.4. Transversalidade da temática socioambiental nos componentes curriculares do curso de Administração
3.5. Preparando melhor os Administradores para a geração de valor sustentável nas organizações
Minicase: Meio ambiente na formação do Administrador
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 4 – SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ALTA ADMINISTRAÇÃO
4.1. Introdução
4.2. Alta administração desencadeando o processo de geração de valor sustentável na organização
4.3. Planejamento estratégico ambiental: “definir prioridades em termos de geração de valor sustentável”
4.4. Planejamento tático ambiental: “fazer com que as pessoas abracem a causa ambiental (ou seria econômica?) nas organizações”
4.5. Planejamento operacional ambiental: “colocar a ‘mão na massa’ pelo meio ambiente”
4.6. Modelo de geração de valor sustentável nas organizações
Minicase: Ganhos ambientais e econômicos na otimização de recursos
Exercícios de Fixação
PARTE 2
ATIVIDADES QUE AUXILIAM NA GERAÇÃO DE VALOR SUSTENTÁVEL (ATIVIDADES-MEIO)
CAPÍTULO 5 – GESTÃO DE PESSOAS E MEIO AMBIENTE
5.1. Introdução
5.2. Da administração de recursos humanos para a gestão de pessoas comprometidas com as questões ambientais da empresa
5.3. Recrutamento e seleção de candidatos engajados em sustentabilidade ambiental
5.4. Capacitação de empregados no desenvolvimento da criatividade e inovação como ferramentas para lidarem com a sustentabilidade ambiental
5.5. A área ambiental em destaque no organograma das organizações
5.6. Empregados engajados em sustentabilidade como multiplicadores de boas práticas ambientais na sociedade
Minicase: Sustentabilidade ambiental nos níveis hierárquicos das empresas
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 6 – FINANÇAS E SUSTENTABILIDADE
6.1. Introdução
6.2. Meio ambiente tratado como investimento: ganho econômico atrelado aos ganhos ecológicos
6.3. Gastos relacionados à obtenção de certificações de cunho ambiental
6.4. Financiamento do produto verde pelos produtos convencionais
Minicase: O produto verde em marcas conhecidas pelo mercado
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 7 – PRODUÇÃO E MEIO AMBIENTE
7.1. Introdução
7.2. Produção mais limpa, ecoeficiência e ecodesign
7.3. Produção sustentável como garantia de sobrevivência da empresa
Minicase: Criatividade e inovação a favor do meio ambiente
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 8 – LOGÍSTICA REVERSA
8.1. Introdução
8.2. Logística tradicional e estratégias de distribuição
8.3. Logística reversa e sua importância estratégica
8.4. Avaliação do ciclo de vida e obsolescência programada
Minicase: Revalorização econômica de embalagens e produtos descartados
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 9 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA VERDE
9.1. Introdução
9.2. TI Verde
9.3. Sistemas de informação em processos visando certificações de cunho ambiental
Minicase: A tecnologia como aliada da sustentabilidade ambiental
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 10 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
10.1. Introdução
10.2. Promover apenas algumas melhorias ambientais, implementar um SGA ou buscar uma certificação de gestão ambiental ISO 14.001? Como tomar a melhor decisão?
10.3. Implementação do SGA por conta própria ou contratação de uma consultoria especializada em gestão ambiental? Qual a melhor alternativa?
10.4. Política ambiental no SGA
10.5. Planejamento do SGA
10.6. Implementação do SGA
10.7. Monitoramento e revisão gerencial do SGA
Minicase: Os diferentes patamares de sustentabilidade no ambiente interno das organizações
Exercícios de Fixação
PARTE 3
ATIVIDADES QUE GERAM VALOR SUSTENTÁVEL (ATIVIDADES-FIM)
CAPÍTULO 11 – ESTRATÉGIAS VERDES
11.1. Introdução
11.2. Estratégia competitiva na empresa verde
11.3. Forças competitivas no mercado verde
11.4. Matriz SWOT no mercado verde
11.5. Grupos estratégicos no mercado verde
Minicase: As oportunidades de mercado proporcionadas pelos produtos verdes
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 12 – CONSUMO RESPONSÁVEL
12.1. Introdução
12.2. Comportamento do consumidor
12.3. Consumo responsável
12.4. Comportamento do consumidor verde
12.5. Responsabilidade socioambiental no consumo
Minicase: O poder exercido pelo consumidor responsável
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 13 – MARKETING AMBIENTAL
13.1. Introdução
13.2. Desenvolvimento do marketing
13.3. Surgimento do marketing ambiental
13.4. Formulação das estratégias de marketing ambiental
13.5. Composto de marketing ambiental
Minicase: O marketing a partir da visão de sustentabilidade ambiental
Exercícios de Fixação
CAPÍTULO 14 – DIFERENCIAL VERDE
14.1. Introdução
14.2. Vantagem competitiva no mercado verde
14.3. Marketing de relacionamento na empresa verde
14.4. Desenvolvimento de uma marca verde
14.5. Obtenção de uma certificação ou selo de cunho ambiental
Minicase: A sorveteria que alia sabor e sustentabilidade ambiental
Exercícios de Fixação
PARTE 4
VALOR SUSTENTÁVEL NA ORGANIZAÇÃO
CAPÍTULO 15 – VALOR SUSTENTÁVEL E NEGÓCIOS
15.1. Introdução
15.2. Responsabilidade socioambiental
15.3. Melhoria na imagem institucional
15.4. Valor sustentável na organização e seus efeitos na sociedade
Minicase: Empreendedorismo social em viagens para o público de baixa renda
Exercícios de Fixação
CONSIDERAÇÕES FINAIS
RESPOSTA DOS EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
REFERÊNCIAS