Consumo Verde
Comportamento do Consumidor Responsável
1ª. edição
Ano: 2011
Editora UFV
A problemática ambiental, identificada pela poluição e pelas mudanças climáticas, fez surgir uma nova ordem mundial em que empresas, governos e indivíduos são chamados a assumir suas responsabilidades perante os desequilíbrios provocados no planeta. As empresas são responsáveis à medida que fabricam produtos que contribuem para o esgotamento acelerado de recursos naturais ou, então, quando poluem o ar, a água e o solo. Os governos são responsáveis quando não controlam essa prática das empresas ou, pior ainda, quando incentivam a produção e consumo de tais produtos e serviços. Por fim, os indivíduos são responsáveis ao consumirem produtos resultantes de uma cadeia de degradação ambiental e social. Uma vez que o tema “meio ambiente” tem norteado as discussões atuais relacionadas ao consumo, é fundamental sua inserção nas teorias relativas ao comportamento do consumidor. Relacionar a discussão do consumo responsável com as teorias já estabelecidas e aceitas nessa área representa um desafio e pode oferecer excelente ferramenta para análise de mercado. Assim, esta obra é indispensável a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados nas áreas de Administração, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e a quem desejar produzir e consumir sem degradar o meio ambiente.
SUMÁRIO
PARTE 1
IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
CAPÍTULO 1 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Origem do Estudo sobre o Consumidor
Definição de Comportamento do Consumidor
Ética na Relação “Consumidor versus Empresa versus Sociedade”
Surgimento do “Consumidor Verde” ou “Consumidor Responsável”
CAPÍTULO 2 – COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E O MARKETING VERDE
As Necessidades do Consumidor e o Desejo de Comprar um Produto
Os Processos de Troca no Consumo
O Marketing a Partir da Perspectiva do Comportamento do Consumidor
Surgimento da “Empresa Verde” ou “Empresa Responsável”
PARTE 2
MODELO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VERDE
CAPÍTULO 3 – MODELO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR VERDE
Comportamento do Consumidor e a Microeconomia
Modelo do Comportamento do Consumidor Verde
CAPÍTULO 4 – INFLUÊNCIAS INTERNAS NO CONSUMO VERDE
Percepção Ambiental e Envolvimento
Exposição
Atenção
Interpretação
Motivação, Razão e Aprendizado Ambientais
Motivação Ambiental
Razão Ambiental
Aprendizado Ambiental
Memória Ambiental
Crença, Atitude e Comportamento Ambientais
Teoria do Equilíbrio Relacionada com a Questão Ambiental
Comunicação como Fator para Influenciar a Crença, Atitude e Comportamento Ambiental
Personalidade Ambiental
CAPÍTULO 5 – INFLUÊNCIAS EXTERNAS NO CONSUMO VERDE
Cultura e sua Relação com o Meio Ambiente
Subcultura, Fatores Demográficos, Status Social e sua Relação com o Meio Ambiente
Grupos de Referência, Família e sua Relação com o Meio Ambiente
CAPÍTULO 6 – AUTOIMAGEM E ESTILO DE VIDA DO CONSUMIDOR VERDE
Autoimagem do Consumidor Verde
Estilo de Vida do Consumidor Verde
Necessidades e Desejos do Consumidor Verde
CAPÍTULO 7 – PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA NO CONSUMO VERDE
Reconhecimento do Problema
Busca de Informações Ambientais
Avaliação e Seleção de Alternativas Ambientais
Escolha do Fornecedor e Compra do Produto ou Serviço Ambiental
Consumo, Avaliação de Pós-compra e Descarte
CAPÍTULO 8 – FATORES SITUACIONAIS E ESTÍMULOS DE MARKETING NO CONSUMO VERDE
Fatores Situacionais
Estímulos de Marketing
PARTE 3
CONSUMIDOR VERDE NO SÉCULO XXI
CAPÍTULO 9 – DESAFIOS PARA O CONSUMO VERDE
Responsabilidade Social no Consumo
Responsabilidade Ambiental no Consumo
Descarte de Produtos
CAPÍTULO 10 – OPORTUNIDADES E PERSPECTIVAS PARA O CONSUMO VERDE
Do Consumo Tradicional para o Consumo Verde: mudança no comportamento do consumidor do século XXI
O Consumo Verde como Oportunidade de Negócio para as Empresas
Um Olhar sobre as Perspectivas de Crescimento do Consumo Verde no Século XXI
REFERÊNCIAS