Empresas Verdes
Estratégia e Vantagem Competitiva
1ª. edição
Ano: 2011
Editora UFV
As empresas têm percebido, mesmo que timidamente, que o uso ineficiente dos recursos naturais possui um limite e que isso pode comprometer o andamento de seus negócios. Encontrar alternativas viáveis tanto para as empresas quanto para o meio ambiente tem sido a tônica das discussões sobre a problemática ambiental. Afinal de contas, como preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo manter os interesses econômicos das empresas e os interesses sociais das pessoas? Nesse contexto, torna-se fundamental analisar como a responsabilidade social e ambiental pode trazer benefícios econômicos para as empresas e fazer parte de suas estratégias competitivas. Este livro aborda as estratégias competitivas para as empresas verdes e os fatores que podem lhes proporcionar vantagem competitiva. Uma vez que o tema “meio ambiente” tem norteado as discussões atuais relacionadas às empresas, é imprescindível sua inserção nas teorias relativas à estratégia e vantagem competitiva. Relacionar a discussão da estratégia ambientalmente responsável com as teorias já estabelecidas e aceitas nesta área representa um desafio e pode oferecer excelente ferramenta para análise de mercado. Portanto, este livro é indispensável a estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados nas áreas de Administração, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção e a quem desejar produzir e consumir sem degradar o meio ambiente.
SUMÁRIO
PARTE 1
MODELO DE DIFERENCIAL VERDE PARA EMPRESAS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS
CAPÍTULO 1 – RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL DAS EMPRESAS
Por que as empresas, os governos e os indivíduos são responsáveis pelo meio ambiente?
Mercado verde
Mercado verde e sua importância na estratégia e vantagem competitiva das empresas
CAPÍTULO 2 – MODELO DE DIFERENCIAL VERDE PARA EMPRESAS AMBIENTALMENTE RESPONSÁVEIS
Os modelos tradicionais de estratégia e vantagem competitiva
Modelo de diferencial verde
PARTE 2
ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA EMPRESAS VERDES
CAPÍTULO 3 – FORÇAS COMPETITIVAS NO MERCADO VERDE
Estratégia competitiva
Definição de mercado verde
Forças competitivas no mercado verde
Entrantes potenciais no mercado verde
Rivalidade entre os concorrentes no mercado verde
Produtos convencionais e produtos substitutos no mercado verde
Fornecedores e sua relação com o mercado verde
Compradores e sua atuação no mercado verde
Atuação do governo no mercado verde
Exemplificação das forças de concorrência em um mercado verde
CAPÍTULO 4 – MATRIZ SWOT NO MERCADO VERDE
Análise do microambiente da empresa e avaliação estrutural do mercado
Matriz SWOT e sua aplicação no mercado verde
Análise dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa verde
Análise das oportunidades e ameaças para a empresa verde
CAPÍTULO 5 – POSICIONAMENTO DO PORTFÓLIO DA EMPRESA NO MERCADO VERDE
Posicionamento do portfólio da empresa no mercado
A constituição do portfólio da empresa no mercado verde
Matriz mercado convencional versus mercado verde
CAPÍTULO 6 – ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS PARA A EMPRESA VERDE
Estratégias competitivas genéricas
Estratégias competitivas genéricas utilizadas no mercado verde
Estratégia de custo no mercado verde
Estratégia de diferencial verde
Estratégia de enfoque no mercado verde
O “meio termo” e sua implicação no mercado verde
Riscos envolvidos no uso das estratégias genéricas no mercado verde
CAPÍTULO 7 – GRUPOS ESTRATÉGICOS NO MERCADO VERDE
Grupos estratégicos no mercado verde
Barreiras de mobilidade no mercado verde
PARTE 3
VANTAGEM COMPETITIVA PARA EMPRESAS VERDES
CAPÍTULO 8 – CADEIA DE VALORES DA EMPRESA VERDE
Definição de vantagem competitiva
Cadeia de valores
Subdivisões da cadeia de valores
Cadeia de valores da empresa verde
Subdivisões da cadeia de valores da empresa verde
CAPÍTULO 9 – VANTAGEM DE CUSTO NO MERCADO VERDE
Cadeia de valores da empresa verde e análise de custos
Condutores dos custos em uma empresa verde
Obtenção de vantagem de custo no mercado verde
CAPÍTULO 10 – DIFERENCIAL VERDE
Diferencial verde e a cadeia de valores
Condutores de singularidade em uma empresa verde
Custo do diferencial verde
Valor de um produto verde para o comprador
Critérios de uso e de sinalização na compra de um produto verde
PARTE 4
EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS PARA OBTENÇÃO DE DIFERENCIAL VERDE
CAPÍTULO 11 – MARKETING DE RELACIONAMENTO NA EMPRESA VERDE
Definição de marketing de relacionamento
Definição de CRM (Customer Relationship Management)
Marketing de relacionamento e CRM na empresa verde
Marketing de relacionamento e cadeia de valores na empresa verde
Valorização dos clientes mais rentáveis na empresa verde
CAPÍTULO 12 – MARCA VERDE
Origem da marca
Definição de marca verde
Importância do reconhecimento de uma marca verde pelo consumidor
Marca verde e cadeia de valores da empresa e do consumidor
Associações, imagem e posicionamento estabelecidos com a marca verde
Gerenciamento da marca verde: arquitetura, nome, símbolo e slogan
CAPÍTULO 13 – CERTIFICAÇÕES E SELOS AMBIENTAIS
Importância da certificação e dos selos ambientais para o mercado verde
Principais tipos de certificações e selos ambientais
A busca pela certificação ambiental
REFERÊNCIAS